“Os pré-socráticos foram os primeiros pensadores que, nas cidades gregas da Ásia Menor por volta do séc. VI a.C., procuraram desenvolver formas de explicação da realidade natural, do mundo que os cercava, independentemente do apelo a divindades e a forças sobrenaturais. É nesse sentido que dizemos que os filósofos pré-socráticos romperam com a tradição mítica, e é por isso também que denominamos seu pensamento de naturalista, por visar explicar a natureza a partir dela própria, entender os fenômenos com base em causas puramente naturais.” (Marcondes, D. Textos Básicos de Filosofia RJ Zahar 2009).
Considere as afirmações sobre a Filosofia Naturalista a seguir:
I. Tales, considerado o primeiro cientista, foi também o primeiro cientista reducionista ao reduzir toda a matéria a um único conjunto de propriedades – as da água.
II. Para sustentar a ideia de unicidade eternamente imutável, Zenão de Eleia utiliza a estratégia de redução ao absurdo e cria uma série de paradoxos para negar o movimento aparente da realidade.
III. Heráclito, representante da teoria mobilista, relaciona o movimento da natureza ao curso de um rio, e a água como princípio fundamental do cosmos.
IV. Parmênides e Heráclito acabam por concordar que, se o homem seguir a via do pensamento e não a da opinião, encontrará a verdadeira realidade, a unidade subjacente à diversidade das coisas, afirmando assim a unicidade da realidade.
São corretas as proposições:
apenas I e IV
apenas I e II
I, II e III
I, III e IV
apenas I e III