Imagem de fundo

O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais...

O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se, sobretudo, pelo modo como essas explicações são dadas, ou seja, pelo tipo de discurso que constitui.

-

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos

a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, com adaptações.

-

De acordo com o texto assinale a alternativa que apresenta as explicações mitológicas oferecidas, isto é, o tipo de discurso da mitologia.

A

A explicação mítica nasce a partir dos problemas da realidade. Por isso, a elaboração de seu discurso depende do uso exclusivo da razão. Nesse sentido, importa muito mais a forma do discurso que o conteúdo.

B

A magia condiz com a explicação mitológica na medida em que funciona como um recurso para dirimir a insatisfação que os gregos sentiam quanto aos eventos desconhecidos do real. O discurso mítico é, portanto, inteiramente racional.

C

Uma das principais características da explicação mítica é o apelo ao sobrenatural. Como os mitos são frutos de uma tradição cultural e não de um indivíduo, seu discurso condiz com a visão de mundo de determinado povo; eles pressupõem adesão e aceitação em relação às explicações oferecidas.

D

Os deuses, na explicação mitológica, são fundamentais justamente porque conferem verdade ao que é cantado pelos rapsodos. Essa verdade radica-se por meio do discurso lógico de Aristóteles.

E

O poder explicativo dos mitos nunca foi contestado, pois o discurso mitológico é aquele que convence.