Imagem de fundo

Todo conhecimento cientifico visa constituir-se em senso comum. Sabemos hoje que a ciên...

Todo conhecimento cientifico visa constituir-se em senso comum. Sabemos hoje que a ciência moderna nos ensina pouco sobre a nossa maneira de estar no mundo e que esse pouco, por mais que se amplie, será sempre exíguo porque a exiguidade está inscrita na forma de conhecimento que ele constitui. A ciência moderna produz conhecimentos e desconhecimentos. Se faz do cientista um ignorante especializado; faz do cidadão comum um ignorante generalizado. Ao contrário, a ciência pós-moderna sabe que nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, racional; só a configuração de todas elas é racional. Tenta, pois, dialogar com outras formas de conhecimento deixando-se penetrar por elas. A mais importante de todas é o conhecimento do senso comum, o conhecimento vulgar e prático com que no cotidiano orientamos as nossas ações e damos sentido à nossa vida. A ciência moderna construiu-se contra o senso comum que considerou superficial, ilusório e falso. A ciência pós-moderna procura reabilitar o senso comum por reconhecer nessa forma de conhecimento algumas virtualidades para enriquecer a nossa relação com o mundo. [...]


(SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. Porta: Edições Afrontamento, 1995.)


Doxa e Episteme são duas palavras de origem grega. A diferenciação de concepções acerca do significado dessas palavras exerce um papel importante para entender a teoria de uma série de filósofos. Em Platão:

A

Doxa e episteme estão sempre mesclados a outros conceitos e não podem ser definidos; pois, segundo o filósofo, variam de função e significado a cada situação em que se encontram, dependendo do objeto a que se referem.

B

Doxa é opinião, mas como conhecimento profundo da realidade das coisas, manifesta-se diretamente ligado ao bem, no sentido de garantir a veracidade dos sentidos, enquanto episteme, afastada de doxa, é apenas subjetiva.

C

Episteme, nos primeiros diálogos do filósofo, configura-se como conhecimento verdadeiro diametralmente afastado de doxa, que, por sua vez, só pode se tornar verdadeira, se comprovar, sistematicamente, a relação com a ética.

D

Existe a preocupação em ajustar os termos dentro de uma precisa terminologia. No diálogo República, esses termos adquirem uma nova delimitação e, apesar de serem considerados radicalmente opostos, mantêm uma relação intrínseca.