Imagem de fundo

Ptolomeu desenvolveu, no século II d. C., um sistema de descrição do movimento planetár...

Ptolomeu desenvolveu, no século II d. C., um sistema de descrição do movimento planetário com relação às esferas celestes composto de um círculo, o epiciclo, que se movia em movimentos circulares em torno de outro caminho circular, o deferente (como mostra a figura abaixo), próximo ao local em que estaria posicionada a Terra, mas o movimento dos epiciclos é uniforme apenas em relação a outro ponto, o equante. Com o passar do tempo, a descrição de Ptolomeu foi sendo melhorada e, consequentemente, se tornando mais complexa. Somente no século XVI, a teoria geocêntrica desenvolvida por Ptolomeu foi superada por uma descrição diferente para o movimento planetário, o modelo heliocêntrico de Copérnico. No modelo de Copérnico, o Sol figura no centro do qual os planetas e estrelas descreviam trajetórias circulares, simplificando, desse modo, a descrição anterior.



Esquema básico da hipótese do epiciclo-deferente – P representa um planeta; D representa o centro de um deferente e T a Terra (Évora, 1988).


Tal episódio histórico pode ser interpretado como sendo a refutação da teoria de Ptolomeu visto os erros acumulados ao longo do tempo devido a observações cada vez mais precisas, realizadas por meio de instrumentos cada vez melhores. O modelo geocêntrico foi desenvolvido com o intuito de se aproximar cada vez mais da verdade, contudo, observações foram sendo realizadas com o intuito de refutar a teoria geocêntrica. Assim, a teoria de Copérnico surgiu em substituição à teoria já não mais científica de Ptolomeu. A interpretação do episódio histórico apresentado é feita à luz de que epistemólogo?

A

Feyerabend.

B

Kuhn.

C

Lakatos.

D

Laudan.

E

Popper.