Imagem de fundo

A figura ilustra um tubo reto de áreas circulares A1 e A2...

Leia o enunciado para responder às questões de números 34 e 35.


A figura ilustra uma pista horizontal, retilínea e lisa, por onde deve trafegar um carro de massa m. Duas molas elásticas, de constantes de elasticidade kA e kB, estão presas a paredes nos extremos da pista. A mola de constante kA está comprimida pelo carro parado na posição -A em relação ao seu ponto de equilíbrio Ao (elongação nula); a mola de constante kB está livre de qualquer agente em seu ponto de equilíbrio OB (elongação nula).


Imagem associada para resolução da questão



Num determinado instante, o carro é liberado para se movimentar, soltando-se da mola kA, dirigindo-se no sentido de comprimir a mola kB até o ponto de compressão máxima -B, onde entra em repouso instantâneo.

A figura ilustra um tubo reto de áreas circulares A1 e A2, tal que A1 é o triplo de A2, por onde escoa certo líquido de densidade e temperatura constantes. Entre a superfície livre do líquido e a base de redução da área há um desnível h = 2,5 m. A aceleração da gravidade local é admitida com o valor 10 m/s2



Imagem associada para resolução da questão


A velocidade de escoamento do líquido ao longo da parte mais fina do tubo é, em m/s,


A

4,0.


B

6,5.


C

7,5.


D

5,0.


E

3,5.