Imagem de fundo

Após as comemorações de Réveillon, é comum ver pessoas...

Após as comemorações de Réveillon, é comum ver pessoas utilizando detectores de metais para procurar celulares, joias, moedas e outros objetos metálicos perdidos na areia das praias. Aproveitando esse contexto, um professor apresenta aos estudantes um detector de metais manual, informando que seu funcionamento se baseia em uma bobina percorrida por corrente elétrica. Em seguida, solicita que expliquem, com base nos princípios do eletromagnetismo, como o equipamento é capaz de identificar a presença de um objeto metálico sem estabelecer contato direto com ele.

A explicação cientificamente mais adequada é que


A

o campo magnético produzido pela bobina magnetiza permanentemente qualquer objeto metálico, que passa a emitir um campo magnético suficientemente intenso para ser detectado.


B

o campo magnético da bobina transfere elétrons para o objeto metálico, modificando a corrente elétrica do circuito do detector.


C

o objeto metálico absorve parte do campo magnético produzido pela bobina, reduzindo sua intensidade e permitindo sua identificação.


D

a aproximação do objeto metálico provoca variação do fluxo magnético em seu interior, induzindo correntes elétricas que geram um campo magnético capaz de alterar a corrente elétrica na bobina do detector.


E

o campo magnético emitido pela bobina é refletido pela superfície metálica e retorna ao detector, de forma análoga ao eco de uma onda sonora.