

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma certa massa de gás ideal está num estado termodinâmico em que a pressão vale P0, o volume vale V0, e a temperatura vale T0. Essa massa de gás sofre um processo termodinâmico, e o volume passa a ser V, a pressão passa a ser P, e a temperatura passa a ser T. Sabe-se que P = 4P0 e T = 2T0. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do volume V em função do volume V0.
V = V0
V = 4V0
V = 4V0
V = 2V0
V = 2V0
Em um sistema físico, o fluxo de calor pode ocorrer tanto da fonte quente para a fonte fria quanto da fonte fria para a fonte quente.
Certo
Errado
5 moles de oxigênio estão em equilíbrio termodinâmico, contidos em um recipiente que possui um êmbolo que pode deslizar em seu interior com atrito desprezível.
Fornece-se ao gás uma quantidade de calor igual a 150 cal muito lentamente, de modo que sua expansão pode ser considerada isobárica.
Ao atingir o novo estado de equilíbrio termodinâmico, verifica-se que a temperatura do gás sofreu um acréscimo de 5ºC.

Considere o oxigênio como um gás ideal e a constante universal dos gases R = 2,0cal/mol.K.
A variação de energia interna do oxigênio durante essa expansão foi de
50cal.
100cal.
150cal.
200cal.
250cal.
Considere uma escala arbitrária Y, que adota os valores -10 e 140 para os pontos do gelo e do vapor de água, respectivamente. Na comparação da escala Y com as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin, verificou-se que o valor medido pelo termômetro na escala Y coincidia com o valor medido pelo termômetro de uma dessas outras escalas em uma determinada temperatura.
Em qual temperatura os valores das medidas coincidem?
25°C
20°F
68°F
20K
253K
Uma fonte de calor fornece 100 cal a cada minuto. 500 ml de um líquido é aquecido por essa fonte de calor durante 30 minutos e sua temperatura sai de 25°C para 75°C. Assinale a alternativa que apresenta o valor da capacidade térmica dessa quantidade de líquido.
20 cal/°C.
30 cal/°C.
40 cal/°C.
50 cal/°C.
60 cal/°C.
Caso dois corpos com diferentes temperaturas sejam colocados em contato, ocorrerá troca de calor entre eles até que o equilíbrio térmico seja atingido; ao se atingir esse equilíbrio térmico, os corpos possuirão a mesma quantidade de calor.
Certo
Errado
Em uma atividade experimental hipotética, um jovem cientista tem à sua disposição 200 ml de um certo gás, inicialmente a 27°C e com pressão de 4 atm. Ao realizar uma transformação isobárica, o gás passou a ocupar um volume de 400 ml. Admitindo-se que o gás é ideal, qual será a nova temperatura desse gás?
600°C.
54°C.
327°C.
108°C.
222°C.
Um estudante de engenharia encontra no laboratório um tubo de vidro uniforme, fino e comprido, preenchido por um fluido desconhecido. Ao segurar o tubo em suas mãos, o estudante percebe que o fluido se expande ou se contrai linearmente, a depender da temperatura à qual o tubo é exposto. Intrigado pelas marcações no tubo sem nenhuma unidade, esse estudante mergulha o tubo em um recipiente de gelo fundente e, depois de um tempo, lê o valor “-125”. Na sequência, o tubo é mergulhado em água fervente, e a marcação muda para “275”.
Se o estudante colocar esse tubo em suas axilas (37 °C), qual deverá ser, aproximadamente, a leitura na unidade do tubo, depois de um certo tempo? (Considere as medidas em nível do mar.)
-70.
-37.
23.
55.
148.
O diagrama apresenta as mudanças de estado físico durante o resfriamento de uma substância hipotética, pura, a qual encontra-se inicialmente no estado gasoso.

Considerando as informações fornecidas e o disposto na imagem, no que se refere à etapa de condensação dessa substância hipotética, assinale a alternativa correta.
Ocorre no intervalo de temperaturas entre 80 °C e 25 °C.
Ocorre no intervalo de temperaturas entre 250 e 150 °C.
Ocorre na temperatura fixa de 150 °C.
Ocorre no intervalo de temperaturas entre 150 e 80 °C.
Ocorre a exatamente 80 °C.
Um serralheiro une duas barras de metal, uma de aço e outra de latão, de modo a obter uma nova barra mais longa. A barra de aço tem dimensões 20,0 cm x 2,0 cm x 2,0 cm, e a barra de latão 30,0 cm x 2,0 cm x 2,0 cm. Após soldar as extremidades das duas barras, o serralheiro isolou as laterais e colocou a extremidade livre de aço em contato com gelo a 0,0 °C, e a extremidade livre de latão em contato com vapor d’água a 100,0 °C. Sabendo que a condutividade térmica do aço é 50,2 W/(m.K) e a condutividade térmica do latão é 109,0 W/(m.K), e que o sistema formado pelas barras atingiu o regime estacionário de transferência de energia térmica, assinale a alternativa que apresenta a temperatura aproximada na junção entre as duas barras, em °C.
20.
40.
50.
60.
80.
Certa massa m de um líquido, de calor específico c, encontra-se a uma temperatura de 15 ºC no interior de um frasco de capacidade térmica C. O sistema está isolado do meio e deve receber calor de um aquecedor ôhmico, de potência P (em watts), a uma tensão de 220 V. Ao se conectar o aquecedor a uma tomada, verifica-se que a tensão na rede elétrica é de 110 V. Assim mesmo a ligação é efetuada. Para se prever o intervalo de tempo ∆t necessário para elevar a temperatura do sistema até 95 ºC, e considerando o equivalente mecânico do calor J, a expressão que permite determiná-lo, em função dos dados, deve ser:
∆t=P80.J.(m.c+C)
∆t=P320.J.(m.c+C)
∆t=80.J.P(m.c+C)
∆t=J80.P.(m.c+C)
∆t=J320.P(m.c+C)
Quando a água da montanha, em forma de gelo, é aquecida pelo sol, ela passa pela mudança de fase de vaporização, transformando-se em vapor.
Certo
Errado
Ao amanhecer, quando o sol brilha novamente, as gotículas de água no lago se evaporam, retornando ao estado de vapor em um processo de evaporação.
Certo
Errado
O manual de instruções de um forno do tipo mufla apresenta a seguinte orientação:
Atenção: Para o correto manuseio do equipamento e a proteção das amostras, a porta do equipamento só deverá ser aberta quando a diferença entre as temperaturas interna e externa for inferior a 50 ºF.
Considere uma sala com a seguinte temperatura:

Nesse caso, a maior temperatura interna segura para a abertura da porta do equipamento é
27 °C.
52 °C.
69 °C.
75 °C.
183 °C.
Uma máquina térmica tem o seu ciclo indicado pelo diagrama de pressão versus volume, conforme demonstrado abaixo:

Com base no diagrama, podemos dizer que, a cada ciclo, o trabalho realizado pelo gás é igual a __________ joules, e o trabalho realizado sobre o gás é igual a __________ joules. Além disso, o diagrama representa um __________.
A alternativa que preenche, corretamente, as lacunas é
3,2 / -8,0 / motor.
-3,2 / 8,0 / refrigerador.
3,2 / -8,0 / refrigerador.
3,2x106 / -8,0x106 / motor.
3,2x106 / -8,0x106 / refrigerador.
A equação de Clapeyron para um gás ideal estabelece a relação da temperatura absoluta (T), da pressão (ρ) e do volume (V) desse gás com o número de moles (n) e a constante universal dos gases ideais (R). Admita que, após uma determinada transformação de um gás ideal de massa constante, sua pressão e seu volume duplicaram.
Nesse caso, a temperatura do gás, em grau Kelvin,
caiu pela metade.
foi mantida.
duplicou.
triplicou.
quadruplicou.
É correto afirmar que o cálculo do fluxo de calor:
latente depende da diferença entre a temperatura superficial do mar e a temperatura do ar em uma altitude específica.
sensível varia diretamente com a velocidade do vento e inversamente com o calor específico do ar à pressão constante.
latente varia inversamente com a velocidade do vento a 10 metros, mas é diretamente dependente da densidade do ar.
sensível depende da densidade superficial da água do mar e varia diretamente com a velocidade do vento a 10 m.
latente varia diretamente com a diferença entre as razões de mistura imediatamente sobre a superfície do mar e a uma altitude específica.
Em 1769, James Watt inventou uma máquina que não necessitava da força animal ou humana para gerar movimento. Esse feito revolucionou a atividade industrial e foi o embrião dos motores à combustão interna utilizados atualmente. O funcionamento do motor de quatro tempos pode ser explorado nas aulas de ciências, ao abordar o comportamento das reações de combustão e as transformações gasosas. Considerando o tema, analise os itens a seguir.
I. As reações de combustão são espontâneas.
II. Uma transformação gasosa isobárica ocorre a temperatura constante.
III. Uma compressão gasosa adiabática não envolve trocas de calor.
IV. Os gases aquecidos apresentam pressão total maior comparado aos gases resfriados.
Está INCORRETO o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
IV, apenas.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre matéria e energia.
A ligação covalente se dá entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, não metais e entre hidrogênio e não metais.
Na medicina, os radiofármacos são utilizados com propósito de diagnóstico ou tratamento terapêutico. Entre os radiofármacos, pode-se citar: Tecnécio 99, Iodo 131 e Flúor 18.
Uma substância no estado gasoso se mantém como gás enquanto a temperatura for igual ou menor do que a temperatura crítica e, caso a temperatura seja maior do que a temperatura crítica, ela se torna um vapor.
É um exemplo de sublimação: gelo seco + água = gás carbônico.
A ligação iônica resulta da atração eletrostática entre cargas opostas: os metais, que apresentam alta eletropositividade, e os não metais, que apresentam alta eletronegatividade.
O gráfico da figura apresenta uma transformação ABC em uma amostra de gás perfeito (ou ideal) que recebe uma quantidade de calor de 15 J.

Durante todo o processo, o trabalho W realizado e a variação da energia interna ∆U são, respectivamente:
3 J e 18 J.
4 J e 11 J.
3 J e 12 J.
-4 J e 19 J.
-3 J e -15 J.