Imagem de fundo

Um professor perguntou à turma se haveria possibilidade de existir um balão de borracha...

Um professor perguntou à turma se haveria possibilidade de existir um balão de borracha (bexiga) à prova de fogo. Após discutir a ideia com os alunos, o professor realizou junto com eles o seguinte experimento: encheu dois balões iguais, um com ar (1) e o outro com um pouco de água (2). Em seguida, aproximou cada um dos balões da chama de uma vela, conforme a figura.

O balão contendo ar (1) estourou rapidamente, enquanto o balão contendo água (2), não.

Esse experimento permite concluir que

A

a água possui calor específico menor que o ar, assim o calor absorvido pelo balão se dispersa rapidamente pela água em seu interior e impede o aquecimento do ar dentro da bexiga.

B

o ar é um excelente condutor de calor, por isso o ar no interior do balão absorve o calor da chama através da borracha, se dilata e ocasiona o rompimento.

C

a água, tendo capacidade térmica maior que a do ar, melhor absorve o calor da chama o que evita que a temperatura da borracha aumente muito.

D

o ar aquecido se dilatou, tornando a pressão interna sobre as paredes do balão menor que a pressão atmosférica externa, o que leva ao rompimento do balão

E

a água não conduz calor, assim a borracha do balão se aquece, mas a água em seu interior não, mantendo seu volume inicial.