Questões de Concurso sobre Transformações Gasosas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
166 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Se dois corpos A e B estão em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, dizemos que A e B estão em equilíbrio térmico entre si. Esse enunciado corresponde à qual lei da Termodinâmica?


A

Lei zero.


B

Primeira lei.


C

Segunda lei.


D

Lei dos gases ideais.


E

Lei das temperaturas intermediárias.

A água pode se apresentar em três estados físicos: o sólido, o líquido e o gasoso. As mudanças de estado físico e suas denominações estão representadas no esquema abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando-se que cada mudança de estado físico está representada pelos algarismos romanos, analisar os itens abaixo:


I. Condensação.

II. Solidificação.

III. Fusão.

IV. Vaporização.

V. Sublimação.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente os itens II e III.


C

Somente os itens I, III e V.


D

Todos os itens.

A seguinte figura mostra os estados físicos da matéria e as mudanças de estados I, II, III e IV.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta corretamente todas as mudanças de estados.


A

I = sublimação; II = vaporização; III = liquefação ou condensação; IV = fusão


B

I = calefação; II = liquefação; III = condensação ou calefação; IV = solidificação


C

I = sublimação; II = vaporização; III = liquefação ou condensação; IV = solidificação


D

I = calefação; II = liquefação; III = vaporização ou condensação; IV = fusão

Se um processo reversível ocorre em um sistema fechado, a entropia S do sistema sempre aumenta.


C

Certo


E

Errado

O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomenda-se que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão P0 no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era T0. Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente T. Durante o resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal).


Durante o processo de resfriamento, os valores de pressão em relação à temperatura (P × T) são representados pelo gráfico:


A

Imagem associada para resolução da questão


B

Imagem associada para resolução da questão


C

Imagem associada para resolução da questão


D

Imagem associada para resolução da questão


E

Imagem associada para resolução da questão

O diagrama apresenta as mudanças de estado físico durante o resfriamento de uma substância hipotética, pura, a qual encontra-se inicialmente no estado gasoso.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações fornecidas e o disposto na imagem, no que se refere à etapa de condensação dessa substância hipotética, assinale a alternativa correta.


A

Ocorre no intervalo de temperaturas entre 80 °C e 25 °C.


B

Ocorre no intervalo de temperaturas entre 250 e 150 °C.


C

Ocorre na temperatura fixa de 150 °C.


D

Ocorre no intervalo de temperaturas entre 150 e 80 °C.


E

Ocorre a exatamente 80 °C.

Em 1769, James Watt inventou uma máquina que não necessitava da força animal ou humana para gerar movimento. Esse feito revolucionou a atividade industrial e foi o embrião dos motores à combustão interna utilizados atualmente. O funcionamento do motor de quatro tempos pode ser explorado nas aulas de ciências, ao abordar o comportamento das reações de combustão e as transformações gasosas. Considerando o tema, analise os itens a seguir.


I. As reações de combustão são espontâneas.

II. Uma transformação gasosa isobárica ocorre a temperatura constante.

III. Uma compressão gasosa adiabática não envolve trocas de calor.

IV. Os gases aquecidos apresentam pressão total maior comparado aos gases resfriados.


Está INCORRETO o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I e IV, apenas.


E

IV, apenas.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre matéria e energia.


A

A ligação covalente se dá entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, não metais e entre hidrogênio e não metais.


B

Na medicina, os radiofármacos são utilizados com propósito de diagnóstico ou tratamento terapêutico. Entre os radiofármacos, pode-se citar: Tecnécio 99, Iodo 131 e Flúor 18.


C

Uma substância no estado gasoso se mantém como gás enquanto a temperatura for igual ou menor do que a temperatura crítica e, caso a temperatura seja maior do que a temperatura crítica, ela se torna um vapor.


D

É um exemplo de sublimação: gelo seco + água = gás carbônico.


E

A ligação iônica resulta da atração eletrostática entre cargas opostas: os metais, que apresentam alta eletropositividade, e os não metais, que apresentam alta eletronegatividade.

Uma substância (X) foi aquecida e depois resfriada. Conforme indicado no gráfico abaixo, o tempo e a temperatura apresentaram variação durante os processos. A partir da interpretação do gráfico e das bases teóricas sobre transformações da matéria, assinalar a alternativa que apresenta os pontos do gráfico em que a substância (X) esteve no estado gasoso:


Imagem associada para resolução da questão


A

Pontos 1 e 2.


B

Pontos 3 e 4.


C

Pontos 1 e 5.


D

Pontos 2 e 6.

Acerca das Transformações Gasosas Particulares, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Em uma transformação isotérmica, a temperatura permanece constante, variando a pressão e o volume. Então, o valor final da temperatura é igual ao valor inicial. A aplicação da Lei geral dos gases perfeitos apresenta: .

( ) Na transformação isocórica, a pressão permanece constante, variando o volume e a temperatura. Então, o valor final da pressão é igual ao valor inicial. Aplicando a Lei dos gases perfeitos, tem-se: .

( ) Em uma transformação isobárica, o volume do gás não se altera, porém variam a temperatura e a pressão. Então, os valores inicial e final do volume são iguais. Aplicando a Lei geral dos gases, tem-se: .



A

V – V – V.


B

F – V – V.


C

V – F – V.


D

V – V – F.


E

V – F – F.

Uma amostra de gás ideal sofre uma transformação termodinâmica representada no gráfico do volume (V) em função do inverso da pressão (1/P), conforme o gráfico a seguir.


Assinale a alternativa que indica corretamente a transformação termodinâmica pela qual passou essa amostra de gás.


Imagem associada para resolução da questão


A

isovolumétrica


B

isotérmica


C

adiabática


D

isobárica

O gráfico abaixo apresenta um ciclo refrigerador em um diagrama PxV:


Imagem associada para resolução da questão


Os pontos 1, 2, 3 e 4 representam quatro estados para o fluido refrigerante utilizado no ciclo. Enquanto os processos 1-2 e 3-4 são adiabáticos, os processos 2-3 e 4-1 são isobáricos. O aparelho refrigerador é composto por um compressor, um radiador externo, uma válvula de expansão e uma serpentina interna. Sendo assim, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A etapa 1-2 do ciclo ocorre no compressor.

( ) O estado indicado pelo ponto 2 é onde o fluido se encontra na maior temperatura durante o ciclo.

( ) O estado indicado pelo ponto 4 é onde o fluido se encontra na menor temperatura durante o ciclo.

( ) O fluido refrigerante se vaporiza ao passar pela válvula de expansão, absorvendo grandes quantidades de energia na forma de calor do seu entorno.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – V – V.


B

F – F – F – F.


C

F – V – F – F.


D

F – F – V – V.


E

V – V – F – F.

Uma partícula de ar tem variáveis (temperatura, pressão e volume) que definem seu estado (estado do sistema). Quando algumas dessas variáveis se alteram, há uma mudança de estado, e diz-se que o sistema sofreu um processo ou uma transformação. Esse processo é reversível se puder ser realizada a trajetória inversa, caso contrário, o processo é irreversível. Existem quatro possibilidades de processos individuais que podem ocorrer em um gás ideal, por aproximação no ar. Sobre as possibilidades de processos individuais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Isotérmico: a temperatura se mantém constante.

( ) Isocórico: o volume é alterado.

( ) Isobárico: a pressão é mantida constante.

( ) Adiabático: há trocas de calor entre o sistema e o meio exterior


A

C - C - E - C.


B

C - E - C - E.


C

E - C - C - E.


D

E - E - E - C.

Considerando-se as informações da figura (B) e a transição A → B, no diagrama P × V da figura (A), é correto concluir que todo o calor absorvido pelo gás é usado para realizar trabalho, aumentando-se o volume.


C

Certo


E

Errado

Considerando-se os estados físicos da matéria e suas respectivas características, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) As moléculas de uma substância gasosa apresentam desorganização e liberdade de movimento acentuadas.

( ) No estado sólido, as substâncias sofrem compressão e expansão facilitada, pois a atração entre as moléculas é baixa.

( ) As substâncias em estado líquido apresentam moléculas em extrema organização.

( ) No estado líquido, a substância pode adquirir a forma do recipiente em que está contida e apresentar atração molecular mediana.


A

C - C - E - E.


B

E - E - C - C.


C

C - E - E - C.


D

E - C - C - E.

Em um cilindro, há um volume de 98,4 litros de CO2 sob uma pressão de 2 atm. Considerando que a massa molar do CO2 é de 44 g/mol, que esse gás encontra-se a uma temperatura de 27 ºC e que a constante universal dos gases ideais vale 0,082 atm.L/(mol.K), assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da massa do gás contido no cilindro.


A

5,5 g


B

44 g


C

352 g


D

3911 g


E

5000 g

Considere que dois recipientes, A e B, sejam conectados entre si por meio de uma válvula fechada. Suponha que, no recipiente A, existe certa quantidade de gás real à pressão P, e, no recipiente B, vácuo. Considere, também, que ambos estejam em um banho térmico, ou seja, mergulhados em uma grande quantidade de água isolada do resto do universo, a uma dada temperatura e em equilíbrio com ela. Nessa situação hipotética, quando a válvula for aberta, a amostra de gás do recipiente A se expandirá pelo recipiente B, contra uma pressão externa igual a 2P.


C

Certo


E

Errado

A figura ao lado apresenta um processo adiabático executado por um gás ideal partindo do ponto A e chegando ao ponto B.

A curva adiabática entre A e B é descrita pela equação P𝑽𝜸 = k, em que 𝜸 e k são constantes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da variação 𝚫𝑼 = 𝑼B - 𝑼A da energia interna do gás quando ele executa o processo ilustrado na figura.


Imagem associada para resolução da questão


A

ΔU = (21-y - 1 )


B

ΔU = (2y - 1 )


C

ΔU = (21-y - 1 )


D

ΔU = (2-y - 1 )


E

ΔU = (21-y - 1 )

Um estudante de engenharia da UFRJ regulou a pressão do pneu traseiro da sua moto, próximo da sua casa, em 20 libras por polegada quadrada (psi). Com um termômetro infravermelho, ele verificou que a temperatura do ar nos pneus era de 27°C. Ao chegar na UFRJ, ele mediu novamente a temperatura do pneu traseiro e verificou que a temperatura tinha subido 15°C. Assumindo que o volume do pneu não foi alterado, o estudante pode estimar que a pressão do pneu, ao chegar na UFRJ, era de:


A

27 psi


B

19 psi


C

13 psi


D

31 psi


E

21 psi

Dois gases perfeitos, denominados A e B, estão dispostos em dois recipientes que estão isolados termicamente do meio externo e conectados por uma válvula. Eles são misturados por meio de um processo isobárico cuja temperatura final é igual a 500 K. O gás A, antes da abertura da válvula, ocupava um volume de 20 cm3 e o B, um volume de 60 cm3. Antes de serem misturados, a temperatura do gás A era igual a 300 K.


A temperatura do gás B, em kelvin, é, aproximadamente


A

640.


B

480.


C

360.


D

240.


E

150.

   
Gerar simulado