Imagem de fundo

Em um dos métodos usados para gerar raios X, elétrons...

Nas questões de Física, quando necessário, utilize:


  1. aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
  2. cos 30º = sen 60º =
  3. cos 60º = sen 30º =
  4. condutividade térmica do vidro: K = 0,8 W/(m·K)
  5. 1 atm = 1,0·105 N/m2
  6. constante universal dos gases: R = 8,0 J/(mol·K)
  7. 1 L = 1 dm3
  8. 1 cal = 4 J
  9. calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)
  10. velocidade da luz no vácuo: c = 3 x 108 m/s
  11. constante de Planck: h = 6,6 x 10–34 J∙s
  12. carga elementar (e) = 1,6 x 10–19 C
  13. 1 Å = 10-10 m

Em um dos métodos usados para gerar raios X, elétrons colidem com alvo metálico perdendo energia cinética e gerando fótons, cujos comprimentos de onda podem variar de 10-8 m a 10-11 m, aproximadamente. A figura a seguir representa um equipamento para a produção de raios X, em que T é um tubo de vidro, G é um gerador que envia uma corrente elétrica a um filamento de tungstênio F e A é um alvo metálico.

Imagem associada para resolução da questão


O filamento aquecido libera elétrons (efeito termiônico) que são acelerados pela fonte de alta tensão e, em seguida, bombardeiam o alvo A, ocorrendo aí a produção dos raios X.


Se a ddp na fonte de alta tensão for de 25 kV, o comprimento de onda mínimo, em Å, dos fótons de raios X será de, aproximadamente,


A

4


B

2


C

1


D

0,5