Imagem de fundo

A Fibromialgia (FM) é uma doença crônica e sistêmica, caracterizada por dores musculare...

A Fibromialgia (FM) é uma doença crônica e sistêmica, caracterizada por dores musculares generalizadas, distúrbios do sono, rigidez articular, fadiga muscular, alterações psicológicas e baixa tolerância ao esforço físico. Sem origem inflamatória, a dor não causa degeneração nem é progressiva, podendo ocorrer de forma isolada ou associada a outras doenças reumáticas.

Sobre a FM e a fisioterapia, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Desde 1990, o Colégio Americano de Reumatologia estabeleceu critérios diagnósticos para a FM. São eles: dor localizada, por mais de um mês nos lados esquerdo e direito do corpo e dor em 11 dos 18 tender points específicos no corpo.

B

A fisioterapia atua no sentido de diminuir os sintomas, melhorando o controle da dor e a manutenção ou melhora das habilidades funcionais dos pacientes.

C

Outra meta da fisioterapia deve ser o papel educativo, para que os ganhos da intervenção possam permanecer em longo prazo, e os pacientes consigam se tornar menos dependentes dos cuidados de saúde. Incentivam-se estilos de vida mais participativos e funcionais que contribuam no restabelecimento físico e emocional do paciente.

D

O exercício aeróbico, na intensidade adequada para um indivíduo, pode melhorar a função, os sintomas e o bem-estar. A atividade física aeróbica acarreta consistente ativação do sistema opioide endógeno que, por sua vez, ocasiona aumento no limiar de dor e sua tolerância, resultando numa resposta analgésica.

E

A atividade física contribui para a diminuição da dor estando relacionada com a quebra do ciclo vicioso: dor – imobilidade – dor, que proporciona ao paciente encorajamento para retornar às atividades diárias.