O controle da respiração no tronco encefálico utiliza informações sensoriais como: pressão do gás carbônico (Pco2), distensão pulmonar, fusos musculares, tendões, articulações e substâncias irritantes. Dessa forma, os impulsos eferentes que controlam os músculos respiratórios e o ciclo respiratório têm origem no tronco encefálico. Esse controle interfere na relação entre ventilação e perfusão nas diferentes áreas do pulmão. Baseando-se nos conhecimentos da fisiologia respiratória, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
O centro respiratório apnêustico, responsável pela inspiração, gera o ritmo básico para a respiração, e seus impulsos eferentes seguem o seu trajeto pelo nervo frênico até o diafragma.
O grupo respiratório dorsal localizado na inferior da ponte estimula a inspiração e controla a frequência dos movimentos respiratórios.
O centro pneumotáxico, localizado no bulbo, regula os movimentos respiratórios na inspiração e inibe a expiração.
Os quimioceptores localizados no bulbo são responsáveis pela mensuração da pressão do gás carbônico (Pco2) e do oxigênio (Po2).
O grupo respiratório ventral localizado no bulbo, principal responsável pela expiração, é inativado durante a respiração normal, quando a expiração é passiva.