

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação às articulações do quadril e do joelho:
Os músculos extensores de joelho são o quadríceps femoral, grande e potente, composto do reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio.
Na extensão da tíbia em relação ao fêmur, como a tíbia é côncava, ocorre o rolamento e o deslizamento anterior da superfície articular da tíbia e, pela ação do quadríceps, os meniscos são tracionados durante o movimento.
A articulação do joelho é formada por dois ossos: o fêmur e a patela, que formam duas articulações, a petelofemoral e a tibiofemoral, gerando movimentos em dois planos, a extensão e as rotações medial e lateral.
Os músculos isquiotibiais, sartório, grácil e poplíteo têm função de rotação lateral e medial e flexão de joelho, exceto pelo gastrocnêmio. Todos os isquiotibiais são flexores de joelho, porém, o semitendinoso e o membranoso rodam medialmente, e o bíceps femoral roda lateralmente o joelho.
Os músculos do quadril devem ser estudados de duas formas: em situações de não sustentação de peso, em cadeia aberta, em que as extremidades livres produzem movimentos e nas funções de suporte de peso, em cadeia cinética fechada, quando exercem funções importantes como caminhar, apoio unipodal, subir escadas, levantar-se de uma cadeira.