

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O coração está situado no mediastino médio. É dividido em duas metades, direita e esquerda. Cada metade consiste de um átrio e de um ventrículo. A função de bomba depende também do sistema valvar, com estruturas anatômicas essenciais, sobre as quais é correto afirmar:
O aparelho valvar em cada ventrículo consiste: do ânulo fibroso (em torno do óstio atrioventricular), da valva, das cordas tendíneas e dos músculos papilares.
Cada valva atrioventricular tem cúspides cujas bases se inserem nos músculos papilares que circundam o óstio.
As valvas semicirculares da aorta e do tronco pulmonar estão situadas nas origens desses vasos e cada uma apresenta duas cúspides.
O ventrículo esquerdo usualmente apresenta uma valva tricúspide, isto é, com três cúspides ou folhetos.
O ventrículo direito possui uma valva bicúspide, isto é, com duas cúspides ou folhetos.