Um homem com 70 anos de idade portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) de longa duração, é internado com exacerbação aguda do quadro clínico. Ao exame físico, não está desidratado e a ausculta revela diminuição bilateral dos ruídos pulmonares sem sibilo. Os valores laboratoriais pertinentes mostram o hematócrito no valor de 54%. A gasometria arterial realizada em condições ambientes revela: PaO2 47 mmHg, PCO2 67 mmHg, pH 7,30 e HCO3 34 mEq/I. Diante do quadro clínico exposto, analise as alternativas e assinale a opção correta.
A alcalemia na gasometria arterial sugere aumento agudo da PaCO2 superimposta à hipercapnia crônica, a qual é sugerida pelo aumento do bicarbonato sérico (HCO3), indicando uma compensação renal da alcalose respiratória crônica.
A alcalemia na gasometria arterial sugere aumento agudo da PaCO2 superimposta à hipercapnia crônica, a qual é sugerida pelo aumento do bicarbonato sérico (HCO3), indicando uma compensação renal da acidose respiratória crônica.
Embora a hipoxemia atual possa ser decorrente de uma piora do intercâmbio gasoso que acompanha a agudização da DPOC, o seu hematócrito elevado, na ausência de desidratação, sugere uma hipoxemia crônica e uma eritrocitose secundária.
Embora a hipoxemia atual possa ser decorrente de uma piora do intercâmbio gasoso que acompanha a agudização da DPOC, o seu hematócrito reduzido, na ausência de desidratação, sugere uma hiperoxemia crônica e uma eritrocitose secundária.