A Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) caracteriza-se por processo inflamatório que leva à quebra da barreira alvéolo-capilar com desenvolvimento de edema intersticial e alveolar, diminuição da complacência pulmonar, hipertensão pulmonar, desequilíbrio da relação ventilação/perfusão e hipoxemia refratária à administração de oxigênio. De acordo com o I CONSENSO BRASILEIRO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA (2015) assinale a alternativa correta.
A oferta adequada de oxigênio aos tecidos somente está relacionada a uma PaO2 elevada não tendo relações com múltiplos fatores, tais como o débito cardíaco e a concentração de hemoglobina.
Estratégias de ventilação mecânica que causam volutrauma e atelectrauma podem promover a liberação excessiva de mediadores inflamatórios dos pulmões para a circulação sistêmica sem repercussão em outros órgãos (biotrauma).
A ventilação de alta frequência oscilatória (VAFO) aumenta o volume corrente e aplica uma pressão de distensão contínua acima da PEEP permitindo a prevenção da lesão pulmonar que ocorre com o fechamento e reabertura cíclica dos alvéolos.
Hipercapnia permissiva é a presença de hipercapnia em paciente sob ventilação mecânica em que, com o objetivo de reduzir a lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica, a pressão de platô e o volume corrente são limitados. O aumento do nível de PaCO2 seria uma consequência dessa estratégia ventilatória.