Imagem de fundo

A Síndrome do Impacto no Ombro (SIO) é uma patologia inflamatória e degenerativa, que s...

A Síndrome do Impacto no Ombro (SIO) é uma patologia inflamatória e degenerativa, que se caracteriza por impactação mecânica de determinadas estruturas, que se localizam no espaço umerocoracoacromial da articulação. É a afecção mais comum da cintura escapular, com prevalência superior em indivíduos com idade entre 40 e 50 anos, entretanto, por estar intimamente relacionada a algumas atividades laborais e esportivas, se torna cada vez mais frequente em adultos jovens. O tratamento conservador é frequentemente utilizado no tratamento da SIO, e a fisioterapia, a modalidade terapêutica mais indicada.

Diante desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

A

O tratamento fisioterapêutico tem como objetivos: alívio do quadro álgico, ganho de amplitude de movimento e melhora da força muscular, de maneira que permita maior funcionalidade para o membro acometido, e, consequentemente, a elaboração de um protocolo de tratamento adequado depende da evolução clínica da patologia.

B

O tratamento fisioterapêutico na fase inicial tem como objetivo a redução ou abolição da dor e diminuição do processo inflamatório instalado, sendo importante a implementação imediata dos exercícios proprioceptivos para o restabelecimento do equilíbrio das forças agonista e antagonista durante a função do ombro.

C

Na fase inicial, a TENS (estimulação nervosa elétrica transcutânea) é indicada no controle e modelação da dor, e a crioterapia, por causa do efeito de resfriamento, pode favorecer a redução da inflamação.

D

A tração do ombro com pequenos graus de abdução pode ser indicada como mecanismo de descompressão articular e alívio do quadro álgico, além dos exercícios pendulares.

E

Após alívio da dor e redução do processo inflamatório agudo, os exercícios para ganho de ADM e melhora da flexibilidade dos músculos rotadores laterais e mediais do ombro e romboides devem ser inseridos no programa de reabilitação.