Na cirurgia cardíaca com uso de circulação extracorpórea (CEC), as complicações pulmonares são importantes causas de morbidade e mortalidade em crianças. Um grande número de mediadores cuja produção é induzida pela CEC geram na circulação pulmonar um aumento do líquido extravascular, preenchimento alveolar por líquido e células inflamatórias que levam à inativação do surfactante pulmonar e colabamento alveolar. Todos esses eventos levam a piora na relação ventilação/perfusão (V/Q), diminuição na complacência pulmonar e aumento do trabalho respiratório no período pós-operatório necessitando de testes de função pulmonar para o rastreamento, entendimento fisiopatológico, diagnóstico, acompanhamento de tratamento para a síndrome do desconforto respiratório agudo. Assinale a assertiva correta que indica os testes de função pulmonar que deverão ser implementados em crianças egressas de cirurgia cardíaca que apresentaram síndrome do desconforto respiratório agudo.
Espirometria, Avaliação da mobilidade tóraco-abdominal e Capnografia volumétrica (CV).
Espirometria, Capnografia volumétrica (CV) e Teste de caminhada de seis minutos (TC6).
Teste de caminhada de seis minutos (TC6), Análise da força muscular respiratória (pressão inspiratória máxima e a pressão expiratória máxima) e Ecocardiograma.
Espirometria, Análise da força muscular respiratória (pressão inspiratória máxima e a pressão expiratória máxima) e Avaliação da mobilidade tóraco-abdominal.