A fisioterapia no pré-natal de gestantes prevê orientações gerais para a educação em saúde, de modo especial na saúde coletiva do Sistema Único de Saúde. A respeito do assunto, é correto afirmar:
O pré-natal é um período crítico e delicado do ponto de vista clínico, físico, social e psíquico. O fisioterapeuta deve fazer uma avaliação composta por entrevista com a mãe e testes especiais no feto.
A recomendação fisioterapêutica para a gestante sobre a dor na coluna lombar deve envolver orientações para evitar posturas viciosas e identificar se essa dor é devido à alteração progressiva do tamanho fetal no avanço da gestação
Com o avanço da gestação, uma recomendação é quanto o tamanho do sutiã, que deve se manter com a mesma numeração até o final da gestação, com a finalidade de manter as mamas firmes.
O retorno venoso é uma orientação que deve ser dada à gestante, que não pode usar meias elásticas, mas deve fazer movimento de tornozelos e exercício muscular, evitando assim o edema nas pernas.
Nas atividades cotidianas da gestante, orientar a não ficar muito tempo em pé e não dirigir durante toda a gestação, para evitar riscos ao feto.