Questões de Concurso #1234556
1
Q1234556
Fisioterapia Estratégia em Saúde da Família
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal do Paraná - FUNPAR NC UFPR
Prova: FUNPAR NC UFPR - Prefeitura de Matinhos - Fisioterapeuta

De acordo com as PNPICs no Brasil, é correto afirmar:

A

O controle social na aplicação das práticas integrativas e complementares em saúde envolve a comunidade e os gestores municipais, sendo ambos responsáveis pelo financiamento dessas ações.

B

O fisioterapeuta, na aplicação da medicina tradicional chinesa (MTC)/acupuntura, recebe incentivo financeiro para pesquisa estratégica com vistas a subsidiar os resultados para o Sistema Único de Saúde (SUS)

C

Na atenção à saúde pública no Brasil, há previsão de práticas corporais e meditativas, como tai chi, reiki e estimulação magnética transcraniana, pelo fisioterapeuta.

D

Quanto ao uso de plantas medicinais no sistema único de saúde (SUS), há previsão de se desenvolverem ações de informação e divulgação aos usuários, gestores e profissionais da saúde, respeitando as especificidades regionais e culturais do país.

E

Na medicina antroposófica, as práticas externas de escalda-pés, enfaixamentos, compressas, termoterapia e emplastros à base de chás, óleos e pomadas fitoterápicas são aplicadas pelo fisioterapeuta.