De acordo com as PNPICs no Brasil, é correto afirmar:
O controle social na aplicação das práticas integrativas e complementares em saúde envolve a comunidade e os gestores municipais, sendo ambos responsáveis pelo financiamento dessas ações.
O fisioterapeuta, na aplicação da medicina tradicional chinesa (MTC)/acupuntura, recebe incentivo financeiro para pesquisa estratégica com vistas a subsidiar os resultados para o Sistema Único de Saúde (SUS)
Na atenção à saúde pública no Brasil, há previsão de práticas corporais e meditativas, como tai chi, reiki e estimulação magnética transcraniana, pelo fisioterapeuta.
Quanto ao uso de plantas medicinais no sistema único de saúde (SUS), há previsão de se desenvolverem ações de informação e divulgação aos usuários, gestores e profissionais da saúde, respeitando as especificidades regionais e culturais do país.
Na medicina antroposófica, as práticas externas de escalda-pés, enfaixamentos, compressas, termoterapia e emplastros à base de chás, óleos e pomadas fitoterápicas são aplicadas pelo fisioterapeuta.