Imagem de fundo

Sobre a fraqueza muscular adquirida na UTI. Assinale a alternativa INCORRETA:

Sobre a fraqueza muscular adquirida na UTI. Assinale a alternativa INCORRETA:

A

A fraqueza adquirida na UTI é uma síndrome clínica de fraqueza muscular generalizada que se desenvolve quando o paciente está gravemente doente, e para o qual não existe outra explicação alternativa além da própria doença crítica.

B

A fraqueza muscular adquirida na UTI é caracterizada por uma fraqueza assimétrica com maior predomínio em membros superiores.

C

A fraqueza muscular adquirida na UTI não atinge apenas a musculatura periférica, mas também gera perda de força da musculatura respiratória.

D

O MRC (Medical Research Council) é uma escala que pode ser utilizada para avaliar a força muscular periférica. Os movimentos avaliados pelo MRC para caracterização da força muscular em pacientes críticos são: abdutores do ombro, flexão do cotovelo, extensão do punho, flexão de quadril, extensão de joelho e dorsiflexão do tornozelo.

E

São múltiplos os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da fraqueza muscular adquirida na UTI. Dentre os principais fatores de risco estão: falência múltipla de órgão, inatividade muscular, distúrbios do metabolismo da glicose, administração de corticosteróides e uso de agentes bloqueadores neuromusculares.