A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), acomete frequentemente membros inferiores, e sua prevalência aumenta com a idade avançada, hábito de fumar e presença de diabetes, hipertensão arterial sistêmica e hipercolesterolemia. Sobre a DAOP assinale a alternativa CORRETA:
I- A principal alteração funcional é a claudicação intermitente, definida como o desconforto na musculatura isquêmica durante o exercício que alivia com o repouso.
II- O índice tornozelo-braço (ITB) de repouso é uma medida indireta da patência de repouso. Um ITB menor do que 0,9 é indicativo de DAOP.
III- O Teste de caminhada de 6 minutos e o Incremental Shuttle Walking Test (ISWT) podem ser utilizados no paciente com DAOP com o objetivo de avaliar a capacidade de caminhada, sintoma claudicante e resposta hemodinâmica ao exercício.
IV- O principal objetivo fisioterapêutico no tratamento do paciente com DAOP é a melhora funcional direcionada para aumento das distâncias percorridas.
V- A melhora funcional com o treinamento físico no paciente com DAOP está relacionada ao aumento da capacidade muscular de utilização de oxigênio na periferia.
A alternativa I está incorreta.
As alternativas I e II estão incorretas.
As alternativas IV e V estão incorretas.
A alternativa V está incorreta.
I, II, III, IV e V estão corretas.