A plasticidade é a base de todo o controle neural, sendo essencial para o trabalho do fisioterapeuta. Há muito se sabe que ocorre a plasticidade substancial no desenvolvimento do sistema nervoso. Pesquisas mostram que a neuroplasticidade persiste na vida adulta. A conduta fisioterapêutica que deve ser instituída inicialmente na fase aguda, em casos de traumatismo cranioencefálico grave, buscando uma melhor recuperação, é:
manter o controle de postura em decúbito, sentado e em posição ortostática, com amplitude de movimento articular, os cuidados respiratórios e reforço nas habilidades remanescentes.
fazer uso de técnicas de fisioterapia respiratória para manobras de higiene brônquica, de condução e de desmame de ventilação mecânica, de exercícios de amplitude de movimento e de posicionamento.
instituir a ventilação não invasiva, a redução do desequilíbrio muscular, o fortalecimento muscular, a facilitação do movimento normal, a reeducação da marcha e a prescrição de órteses.