Assinale a alternativa incorreta:
Existem basicamente três métodos de alongamento para desenvolver a flexibilidade: o alongamento passivo, o ativo e a facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). Apesar de o método FNP ser o mais eficaz, o alongamento estático é o mais utilizado, pois é o método mais seguro, simples e com menor risco de lesão. No método FNP, o membro é mantido em posição estacionária em seu maior comprimento possível por um período de 15 a 60 segundos.
Os exercícios de alongamento muscular estão entre os mais comumente utilizados na reabilitação e na prática esportiva. São técnicas utilizadas para aumentar a extensibilidade musculotendínea e do tecido conjuntivo muscular e periarticular, contribuindo para aumentar a flexibilidade.
30 segundos de alongamento muscular realizado uma vez por dia são suficientes para promover ganhos na extensibilidade muscular de adultos jovens, e não há diferenças em relação a tempos de manutenção superiores a 30 segundos.
Para indivíduos com idade de 65 anos, o alongamento deve ser mantido por 60 segundos.
O método balístico é um dos menos utilizados e caracterizado por movimentos realizados com velocidade de forma ritmada, apresenta uma proposta de treinamento menos monótona e mais específica.