A insuficiência cárdica (IC) é a condição clínica na qual o coração se torna incapaz de bombear o volume de sangue necessário para suprir as demandas metabólicas teciduais. Sobre a temática, marque a afirmativa correta.
A IC geralmente decorre do comprometimento da função contrátil do músculo cardíaco, indicada funcionalmente por disfunção diastólica.
A IC tem início com a redução da contratilidade miocárdica e a consequente queda do débito cardíaco, redução da fração de ejeção e a diminuição dos volumes ventriculares.
Em resposta à redução da performance cardíaca, passam a existir os chamados mecanismos compensatórios. Estes são: aumento da frequência cardíaca, aumento da contratilidade, vasodilatação periférica, retenção de sódio e água e aumento da volemia.
O treinamento aeróbico tem sido demonstrado em parte para reverter as anormalidades metabólicas dos músculos respiratórios, aumentar a performance no exercício e reduzir a excessiva resposta ventilatória ao exercício em pacientes com falência cardíaca.
Os pacientes com insuficiência rdíaca crônica apresentam uma perda generalizada de trofismo da musculatura esquelética. Protocolos de treinamento físico em pacientes com ICC têm demonstrado alterações bioquímicas e histológicas favoráveis aos músculos esqueléticos, associados à diminuição do consumo de oxigênio máximo, à diminuição da atividade simpática, à melhora da função endotelial e da atividade diária.