A respeito dos padrões ventilatórios (PV) utilizados para reexpansão pulmonar, analise as alternativas, marcando a correta.
O PV diafragmático diminui o trabalho respiratório por ajudar a controlar a frequência respiratória nas dispnéias e nos esforços, por melhorar a ventilação especialmente nos ápices pulmonares e por promover relaxamento da musculatura acessória.
O PV desde a capacidade residual funcional promove aumento do volume corrente e da capacidade vital, favorecendo incremento das regiões apicais. A técnica consiste de uma expiração oral profunda com inspiração nasal tranquila ate a capacidade inspiratória
O PV desde o volume residual permite o incremento da ventilação nas zonas basais diminuindo a hipo-ventilação alveolar e as secreções brônquicas. A técnica consiste de uma expiração oral tranquila ate o nível de repouso expiratório, seguida de inspiração nasal profunda até as bases pulmonares.
O PV durante o broncoespasmo diminui a turbulência, incrementa a ventilação alveolar em zonas apicais, mediais e basais, diminuindo o trabalho respiratório e favorecendo a difusão. A técnica consiste de inspirações e expirações curtas e rápidas com uso do freno labial.
O PV com apnéia máxima pós inspiratória melhora a difusão pulmonar através da inspiração lenta nasal, suave e uniforme ate a capacidade residual funcional, seguida de apnéia variável de 3 a 10 segundos, com expiração oral lenta, contínua sem esforço até o volume residual