As técnicas, terapias ou manobras de higiene brônquica têm por objetivo aumentar a mobilização da secreção pulmonar e sua expectoração, principalmente em situações nas quais ocorre retenção de secreção brônquica. Considerando essa definição, é correto o que se afirma em:
Na drenagem autógena, tenta-se a mobilização, inicialmente, de secreções de vias aéreas distais e, posteriormente, de secreções de vias aéreas mais proximais.
No ciclo ativo da respiração, é indesejável que o paciente realize exercícios de expansão torácica para não agravar ainda mais o quadro de hiperinsuflação pulmonar.
As válvulas Flutter e Shaker podem e devem ser utilizadas em pacientes pouco cooperativos e até mesmo inconscientes, pois são reconhecidamente eficazes na mobilização de secreções pulmonares.
A expiração lenta total com a glote aberta em decúbito infralateral (ELTGOL) é uma técnica passiva, utilizada em recém-nascidos, realizando uma pressão manual externa lenta, iniciada ao final da expiração espontânea e continuada até o volume residual.
A tosse do tipo Huff nunca pode ser usada devido a risco de sangramento de vias aéreas altas.