O pé e o tornozelo são os pontos pelos quais converge o peso do corpo durante a deambulação. Devido a essa concentração de esforços, o pé e o tornozelo são acometidos por inúmeras patologias que, em geral, podem comprometer outras partes do corpo. Para realizarmos um exame clínico adequado, é preciso conhecer cada estrutura anatômica, sua localização e função. As afirmativas abaixo se referem às estruturas anatômicas do pé e tornozelo. Analise-as e marque a alternativa CORRETA.
O ligamento deltoide ou colateral lateral é palpável imediatamente abaixo do maléolo lateral. Embora esse ligamento seja mais consistente que o ligamento medial do tornozelo, não é fácil palpá-lo.
O nervo tibial está imediatamente posterior ao músculo tibial anterior e medial à artéria tibial posterior, e segue o trajeto da artéria em direção ao pé.
O escafoide ou navicular articula-se com outros ossos do pé e é excessivamente proeminente, o que facilita sua palpação na borda lateral do pé.
O tendão do extensor longo do Hálux está imediatamente medial ao tendão do músculo tibial anterior ao nível da articulação do tornozelo.
A artéria tibial posterior, que provê a maior parte do suprimento sanguíneo para o pé, repousa entre os tendões do flexor longo dos dedos e do flexor longo do Hálux.