A principal função dos membros inferiores é permitir que a pessoa fique de pé e caminhe. Porém, a marcha que permite a locomoção possui uma função complexa, envolve ações coordenadas dos sistemas musculoesquelético, nervoso central e periférico, entre outros. Os movimentos dos membros inferiores durante a marcha, em uma superfície plana, podem ser divididos em fases alternadas de balanço e apoio. Considerando o conhecimento de anatomia, fisiologia, biomecânica e cinesiologia da marcha humana não patológica, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
Na fase de balanço inicial, o músculo tibial anterior tem a função de desacelerar a perna e variar a cadência da marcha.
Na fase de apoio médio, os músculos que compõem o tríceps sural estabilizam a pelve para permitir o balanço do membro inferior contralateral.
A flexão concêntrica do quadril e a extensão do joelho são ações de sustentação de peso usadas durante a fase de apoio da marcha em superfície plana.
Os inversores e eversores do pé são os principais estabilizadores do pé, durante a fase de apoio da marcha fisiológica.
Os músculos intrínsecos do pé e o flexor dos dedos preservam o arco longitudinal do pé, durante a fase de balanço da marcha.