A cintura escapular é constituída pelo úmero, pela clavícula e pela escápula, que se conectam para formar importantes articulações e permitir grande mobilidade. Sobre o complexo do ombro, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
I. A articulação esternoclavicular é uma articulação sinovial do tipo sela, com três graus de liberdade de movimento.
II. A abdução da articulação glenoumeral acontece com elevação clavicular, seguida de rotação posterior, com a escápula rodando para cima sobre o tórax.
III. A articulação escapulotorácica não é uma articulação verdadeira, mas, uma entidade funcional que existe apenas entre o tórax e a escápula.
IV. No movimento de rotação medial da articulação do ombro, a escápula realiza adução sobre a parede torácica.
V. A abdução da escápula é um movimento de translação que ocorre no plano sagital, quando a borda vertebral da escápula se desloca medialmente.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA correspondência.
I-V, II-V, III-F, IV-F, V-F.
I-V, II-F, III-F, IV-F, V-V.
I-F, II-V, III-F, IV-F, V-F.
I-F, II-F, III-V, IV-V, V-F.
I-V, II-F, III-F, IV-V, V-F.