Em relação às técnicas de expansão pulmonar, é correto afirmar:
Devem ser prescritas para pacientes cooperativos ou não, podendo apresentar dispneia, e devem ser capazes de realizar inspirações de magnitude considerável, ou seja, devem possuir capacidade vital maior que 10 a 15 mL/ kg.
O exercício diafragmático é denominado assim porque só existe atividade do músculo diafragma sem interferência dos intercostais e escalenos; e consiste em movimentar sincronizadamente a parede abdominal durante a inspiração e expiração.
Na execução da técnica de inspiração profunda para o tratamento de afecções do sistema respiratório, é necessária realização de uma inspiração que se inicia na capacidade residual funcional e envolve a inspiração máxima até a capacidade pulmonar total.
A técnica de inspiração em tempos consiste na realização de inspirações nasais longas, sucessivas e programadas, ocorrendo em dois e até três tempos repetitivos, podendo ser intercaladas por pausa inspiratória.
Os exercícios de expansão torácica estão associados ao posicionamento corporal adequado à expansão de um segmento pulmonar específico e ao estímulo visual ao paciente.