As lesões por pressão estão diretamente associadas com altas taxas de morbidade e mortalidade principalmente em pacientes idosos e/ou por longo período acamados. Os principais fatores de risco incluem a imobilidade, as alterações cutâneas, a má nutrição e alteração cognitiva. Os Fisioterapeutas fazem parte da equipe multidisciplinar responsável pela prevenção do aparecimento de lesões por pressão. Sobre a conduta terapêutica para prevenção e tratamentos das lesões por pressão é INCORRETO afirmar que:
Quando houver o aparecimento de hiperemia local, deve-se realizar mudança de decúbito e reavaliar a pele do paciente após meia hora, e se não houver o desaparecimento da hiperemia, deve-se constatar lesão por pressão grau I.
De acordo com o Protocolo para Prevenção de Úlcera por Pressão (Brasil, 2013) a massagem é indicada na presença de inflamação aguda e onde existe a possibilidade de haver vasos sanguíneos danificados ou pele frágil.
A corrente galvânica é uma corrente do tipo polarizada onde possui efeitos eletroquímicos nas proximidades de seus polos, que produz efeitos alternados de polarização e despolarização tecidual tendo como efeito antiflamatório, analgesia, redução de edema, bacteriostático, eletroestimulação muscular, e através da fluidificação, hidratação e amolecimento da crosta da úlcera, favorece o processo de desbridamento e o processo de renovação tecidual. O laser de baixa intensidade apresenta efeitos sobre a formação de tecido de granulação, estimula a vascularização e proliferação de fibroblastos, minimiza o efeito térmico gerando efeitos fotobiomoduladores que são importantes na cicatrização.
A carboxiterapia possibilita a melhora do fluxo sanguíneo, aumenta a oxigenação sanguínea cutânea, permite a nutrição celular, facilita a eliminação de produtos do metabolismo, favorece a produção de colágeno aumenta a espessura da derme contribuindo positivamente para uma boa cicatrização.
Em relação ao uso de LED (Light Emiting Diodes), fototerapia comumente conhecido como ledterapia. Consiste de ondas eletromagnéticas que gera a fotobiomodulação estimulando as funções celulares promovendo efeitos terapêuticos semelhantes ao efeito do laser, sendo importante no auxílio da cicatrização tecidual, pela facilidade de manuseio e possibilidade de ser organizado em matrizes de vários tamanhos.