A avaliação dos reflexos tendinosos em conjunto com a avaliação do tônus, trofismo, força e sensibilidade, auxilia na identificação da topografia da lesão e, principalmente, na diferenciação entre lesão de motoneurônio superior e inferior. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os reflexos profundos (miotáticos) são avaliados pela percussão do tendão do músculo que se quer testar, a resposta esperada é a contração reflexa do músculo gerando movimento na articulação relacionada.
( ) As respostas de cada reflexo devem ser comparadas com as do lado contralateral, pois somente assim representam valor clínico. Além disso, o paciente deve estar relaxado ou com foco de atenção em outro movimento e o membro posicionado com leve tensão no tendão a ser percutido.
( ) Os reflexos geralmente testados são bicipital, estilorradial, tricipital, patelar e aquileu. Deve-se considerar que o reflexo aquileu está presente desde o nascimento, porém os reflexos estilorradial e patelar só aparecem aos 6 meses de idade.
( ) De uma forma geral, os reflexos ausentes ou diminuídos estão relacionados à lesão de motoneurônio inferior, e reflexos vivos e exaltados (hiper-reflexia) à lesão de motoneurônio superior.
( ) Em relação aos reflexos superficiais (proprioceptivos), o cutaneoplantar é o mais relevante em neuropediatria. A avaliação desse reflexo é feita com o paciente sentado, estimulandose com um objeto pontudo a região medial da planta do pé no sentido anteroposterior. O padrão de resposta normalmente é a flexão plantar de todos os dedos, encontrada em adultos e crianças que não tiveram a mielinização completa do trato corticoespinhal.
V – V – F – V – F.
F – F – V – F – V.
F – V – V – V – F.
V – F – V – F – V.