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É comum na prática diária da fisioterapia respiratória a utilização das técnicas, terap...

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Q1511313
Teclas de Atalhos
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É comum na prática diária da fisioterapia respiratória a utilização das técnicas, terapias ou manobras de higiene brônquica, visando à remoção de secreção pulmonar. Para o paciente portador de doença pulmonar hipersecretiva, a fisioterapia respiratória tem sido uma aliada na tentativa de adequar a melhor conduta capaz de promover uma expectoração satisfatória. Relacione as definições abaixo com a técnica de remoção de secreção brônquica a qual se refere e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Técnica fisioterapêutica que consiste em o terapeuta percutir com as mãos em forma de concha na parede torácica e com isso produzir uma onda de energia que é transmitida através dessa parede para as vias aéreas.

2. Compressão passiva do gradil costal do paciente durante o período expiratório, com o objetivo de remover as secreções localizadas em brônquios de menor calibre para os de calibre maior.

3. Consiste em uma expiração ativa ou passiva associada a um movimento toracoabdominal sincronizado gerado pela compressão manual do fisioterapeuta, durante a fase expiratória do paciente. Dessa forma, promove-se um esvaziamento passivo do ar presente nos pulmões facilitando o deslocamento das secreções.

4. A técnica é uma combinação de um ou dois esforços expiratórios (huffs), realizados com a glote aberta, partindo de um volume pulmonar médio e chegando a baixos volumes pulmonares, seguidos de um período de relaxamento com respiração preferencialmente diafragmática.

5. É uma combinação de técnica de expiração forçada, controle da respiração e exercícios de expansão torácica e é efetiva na remoção de secreções evitando o efeito indesejável de obstrução do fluxo aéreo.

A. Técnica de expiração forçada (TEF).

B. Tapotagem.

C. Ciclo ativo da respiração (CAR).

D. Pressão expiratória.

E. Aumento do fluxo expiratório (AFE).

A

1D – 2C – 3A – 4B – 5E.

B

1A – 2E – 3D – 4C – 5B.

C

1C – 2A – 3B – 4E – 5D.

D

1B – 2D – 3E – 4A – 5C.