Imagem de fundo

A presença de um fisioterapeuta pode contribuir com a saúde física e funcional dos trab...

A presença de um fisioterapeuta pode contribuir com a saúde física e funcional dos trabalhadores, identificando quais são os problemas relacionados à ergonomia através de uma avaliação detalhada do ambiente de trabalho. Se, por exemplo, o computador estiver em uma posição inadequada, pode ocasionar lesões na coluna, punhos e braços; a maneira como uma carga é alçada pode causar danos na coluna; a forma de sentar na cadeira também, tudo isso é detectado por um bom fisioterapeuta do trabalho. Atualmente considera-se que o método mais efetivo para a prevenção dos Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT) é o desenvolvimento de controles técnicos para identificar os riscos ergonômicos. Contudo, a intervenção ergonômica é dividida em quatro fases. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.


1. Fase I.

2. Fase II.

3. Fase III.

4. Fase IV.


( ) Projeção ergonômica. Adapta-se estações de trabalho, equipamentos e ferramentas às características físicas, psíquicas e cognitivas dos trabalhadores.

( ) Fase exploratória, que tem por finalidade recolher e registrar dados relativos à tarefa como objeto de estudo.

( ) Revisão do projeto, sugestões de melhoria, priorização dos pontos que serão diagnosticados e modificados. Este projeto poderá ou não ser aceito pela empresa.

( ) Permite aprofundar os problemas observados na fase de apreciação ergonômica e testa as sugestões preliminares. Analisa-se o desenvolver de atividades pelo trabalhador, aplica-se questionários, faz-se avaliação postural e confirma-se pontos de prioridade investigados na fase de apreciação ergonômica.

A

3 – 1 – 4 – 2.

B

1 – 4 – 2 – 3.

C

3 – 4 – 1 – 2.

D

2 – 3 – 4 – 1.