A figura a seguir representa a curva carga-deformação utilizada para interpretar o que ocorre com o tecido conjuntivo submetido à sobrecarga. Ela mostra a relação entre a quantidade de força (Carga) aplicada e a capacidade do tecido em tolerá-la (deformação).
Acerca deste assunto, assinale a alternativa correta.
Quando o tecido é estirado e retorna ao comprimento inicial após a carga ser retirada, ele sofre uma deformação permanente. Esse processo está representado na região III da curva ou região de deformação plástica.
A região IV da curva é caracterizada pela ruptura microscópica das fibras de colágeno e pela capacidade do tecido de retornar ao seu estado original, após a retirada da carga.
A região II da curva é marcada por uma deformação permanente do tecido em que a remoção da carga não resulta no retorno do tecido ao seu comprimento, sendo denominada de região de deformação elástica.
A região da curva, em que a deformação no tecido aumenta linearmente com o aumento da carga e, após este ser liberado, a estrutura retorna à sua forma original, é denominada de deformação elástica.
A região I da curva representa o tecido que se encontra imediatamente antes do ponto de falha ou de ruptura completa.