Numa determinada UTI pediátrica dois estudantes de fisioterapia, A e B, durante o rodízio obrigatório na UTI irão avaliar dois pacientes (X e Y), e em seguida apresentarão ao fisioterapeuta diarista (preceptor) as possíveis condutas para mobilização precoce, ou reabilitação desses pacientes.
O estudante A irá atender lactente X, previamente hígido, de 7 meses, hoje em respiração espontânea, em uso de oxigênio por meio do cateter nasal de baixo fluxo, 2 L/min. Ele Apresenta um histórico de uma semana de permanência na ventilação mecânica, por uma falência respiratória devido a um quadro de pneumonia, além do suporte ventilatório, precisou de sedação, uso de drogas vasoativas e bloqueio neuromuscular. 20 dias de internamento nessa uti, e há 7 dias foi extubado com sucesso, ficando na ventilação não invasiva por apenas dois dias.
O Estudante B está com uma criança Y, previamente hígido, 10 anos, intubada, há 6 dias em ventilação mecânica, com PEEP > 8, FiO2 > 60%, sedação profunda, em uso de droga vasoativa. Levando em consideração esse cenário, leia as proposições, às quais relatam as condutas apresentadas por A e B, após avaliação dos pacientes X e Y. Considerando-se que você é o Fisioterapeuta diarista (preceptor), assinale a alternativa correta, ou seja, a conduta de mobilização/reabilitação mais indicada.
O Estudante A percebe em sua avaliação que o lactente X, não consegue sentar sem apoio e não transfere objetos de uma mão para outra, mas pela situação clínica e idade afirma que a terapêutica a ser aplicada não precisa priorizar o desenvolvimento neuropsicomotor, não irá focar em habilidades motoras grossas e finas, objetivará apenas posicionamento e mobilização passiva. Para a Criança Y o estudante B indica mobilização e alongamentos de forma passiva, justifica conduta pela gravidade.
Os Estudantes A e B concordam que os dois pacientes irão realizar a mesma conduta, pois estão no mesmo nível funcional. O lactente X terá o menor manuseio, apenas posicionamento pela idade e a criança Y pela gravidade.
Estudante B afirma que a Criança Y necessita de assistência total, ou quase total, para a conduta em questão. E pelo quadro clínico irá realizar: mobilização e alongamentos de forma passiva e posicionamento terapêutico. Estudante A afirma que o lactente X está num nível funcional mais elevado e de acordo com os marcos motores esperados para idade, a conduta terapêutica vai objetivar manter, ganhar, ou recuperar habilidade motora fina e grossa, coordenação, força muscular, mobilidade torácica e global, equilíbrio e transferências.
O lactente X por estar em uso de oxigênio e a criança Y pelo uso de ventilação mecânica invasiva não devem ser mobilizados. Os Estudantes afirmam que só podem realizar a mobilização/reabilitação após a suspensão de qualquer suporte para o sistema respiratório.
O estudante A percebe que o lactente X não consegue rolar de ventral para dorsal e nem para os lados, pelo seu nível funcional e quadro clínico não está indicado treinar essas habilidades motoras grossas. O Estudante B para a criança Y sugere realizar, mobilização passiva, treinos para amplitude de movimento e alongamento ativos e ativo-assistidos, movimento ativo dos membros na amplitude de movimento presente, treino de força e sedestação.