Imagem de fundo

Uma importante patologia que o fisioterapeuta assiste na área de pediatria é a mielomen...

Uma importante patologia que o fisioterapeuta assiste na área de pediatria é a mielomeningocele. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:
A

hidrocefalia é uma condição que comumente está associada a esta patologia, portanto é importante que o fisioterapeuta saiba identificar sinais de mau funcionamento do dreno ventriculoperitonial, entre eles, choro intenso, vômitos, sinal de “pôr do sol” dos olhos.

B

o plano de tratamento para crianças com espinha bífida deve ter como base dados objetivos das avaliações do fisioterapeuta. Entre as metas destacam-se a determinação da necessidade de órteses adequadas, assim como um programa de instruções para cuidados domiciliares. O nível motor do bebê não interfere nas instruções dadas aos pais sobre os cuidados.

C

o nível mais comum de acometimento é em segmentos medulares superiores, daí a importância do fisioterapeuta trabalhar atividades funcionais de membros superiores.

D
raramente é acompanhada por alterações miccionais e intestinais, mas quando esse quadro está presente deve haver o tratamento específico do fisioterapeuta para a reeducação miccional e intestinal. Entre os procedimentos se destaca a eletroestimulação da região.
E

o cuidado com o paciente que apresenta mielomeningocele deve ser dado preferencialmente na infância, para que, quando adulto, o atendimento possa findar, pois o quadro se torna persistente e o excesso de estímulos pode gerar estresse muscular, com consequente lesão pela atrofia gradativa.