Imagem de fundo

A respeito das funções da laringe, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que ...

A respeito das funções da laringe, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale alternativa com a sequência correta.


( ) A musculatura extrínseca realiza a sustentação e a produção do som propriamente dito, como o músculo tireoaritenóideo, o cricoaritenóideo posterior e lateral, os aritenóideos e o cricotireóideo. Já a musculatura intrínseca é responsável pela fixação da laringe (esternotireóideos, tíreo-hióideos, constritor inferior da faringe, supra-hióideos, infra-hióideos).

( ) Músculo tireoaritenóideo (TA): é um músculo que forma a principal massa das pregas vocais. Ele origina-se no ângulo da cartilagem tireóidea e a inserção localiza-se principalmente no processo vocal. Esse músculo é adutor, tensor e relaxador, ou seja, ele abaixa, encurta e espessa as pregas vocais. Esse movimento de encurtar e abduzir as pregas vocais faz com que ocorra a diminuição das distâncias entre as cartilagens aritenóideas e tireóidea. Como consequência desse movimento, as pregas vocais tornam-se como um feixe mais largo que, por sua vez, reduzirá a frequência da voz, tornando-a voz mais grave.

( ) Cricoaritenóideo lateral (CAL): é um músculo par, que aduz, abaixa e alonga a prega vocal, afilando sua borda livre. É o principal músculo adutor e ao contrair desloca o processo muscular anteriormente, fechando a glote. Ele aduz, abaixa e alonga as pregas vocais, com isso afila a borda livre, que fica mais arredondada tornando-as mais rígidas. É um músculo largo na forma de leque e tem origem na depressão rasa da face posterior da lâmina cricóidea enquanto que a inserção está no processo muscular da cartilagem aritenóidea.

( ) Cricotireóideo (CT): este músculo é impar e é considerado um adutor secundário, pois realiza a tensão longitudinal da prega vocal, promovendo o controle de frequência. Ao contrair, a frequência se eleva, tornando o som mais agudo. Além do TA, o outro músculo que pode tensionar ou alongar diretamente as pregas vocais é o CT. A distância entre a cartilagem tireóidea e os processos vocais aumenta para alongar as pregas vocais e posicioná-la para aumentar a tensão, que é fundamental para mudar a frequência.

( ) Aritenóideos (AA): os músculos aritenóideos são divididos em duas partes, o feixe transverso e feixe oblíquo (mais superficial). Também pode ser chamado de interaritenóideo ou ariaritenóideo. O músculo aritenóideo oblíquo é o mais superficial e é formado por diversos fascículos que se originam na face posterior do processo muscular e na face póstero-lateral adjacente da cartilagem aritenoide contrária, formando a forma do “X”. As outras fibras musculares continuam em torno do ápice da cartilagem aritenóidea. É responsável pela adução e aproximação das cartilagens aritenóideas, promovendo a compressão medial da glote e fechando a região posterior.

A

V – F – V – V – F.

B

F – V – V – F – V.

C

F – F – V – V – F.

D

V – V – V – F – F.