No acompanhamento de estudantes com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo deve considerar como importante para sua inclusão
no contexto escolar:
A
A orientação aos pais de crianças com paralisia cerebral para que a entrada na instituição educacional se dê somente
depois do trabalho terapêutico que lhe proporcione autonomia no uso da oralidade e escrita.
B
A imediata introdução do uso de pranchas de aprendizagem, já que a criança com paralisia cerebral tem sérias
dificuldades de comunicação.
C
O encaminhamento do estudante para o Atendimento Educacional Especializado já que toda pessoa com paralisia cerebral
tem dificuldades cognitivas significativas que precisam ser trabalhadas.
D
O espaço físico que a criança irá frequentar, o qual deve ser adaptado para o acesso à cadeira de rodas. Também o
material como lápis e papel devem ser adaptados para o manuseio seguro do estudante.
E
A busca junto aos pais da criança com paralisia cerebral de escolas especializadas no atendimento de crianças com
deficiência que tenham atendimento terapêutico integrado.