Imagem de fundo

A área de linguagem expressiva abrange habilidades relacionadas a fazer pedidos, coment...

A área de linguagem expressiva abrange habilidades relacionadas a fazer pedidos, comentários, recusas, oferecer e buscar informações, expressar emoções, desejos, cumprimentar pessoas e narrar acontecimentos. Pessoas com autismo podem apresentar dificuldades importantes relacionadas a essas habilidades e pode não falar e não conseguir usar gestos para se comunicar ou pode falar, mas não conseguir usar a fala com função comunicativa. Qual a alternativa que melhor corresponde essas habilidades?

A

Nomear é a habilidade de dizer o nome de um estímulo frente à apresentação desse estímulo. Nesse caso a fala tem a função de fazer pedidos, como também a capacidade de nomear indica que a criança sabe o nome desses estímulos e isso é um fator importante para o aumento da fala com função comunicativa.

B

A habilidade de imitar sons e palavras é fundamental para o aumento do repertório da fala. Devemos, então, ensinar habilidades de imitação vocal a crianças que falam pouco, a fim de aumentar a quantidade de sons e de palavras vocalizadas, criando condições para a ampliação da fala com função comunicativa e da fala espontânea.

C

Além da produção de sons consonantais, a fala com função comunicativa também requer o entendimento básico de que quando falamos podemos ter acesso a itens desejados. Muitas crianças com autismo podem produzir poucos sons, não produzir sons ou produzir sons sem perceber a relação entre essa produção e o acesso a itens desejados.

D

Apontar para itens desejados é uma maneira simples de se fazer pedidos. O gesto de mostrar por meio do dedo indicador é bem reconhecido socialmente, o que facilita a comunicação, mesmo na presença da fala. Crianças com autismo podem apresentar dificuldades em apontar para itens desejados, porém essa habilidade pode ser ensinada.