Com relação à anatomia, o esqueleto da laringe consiste em 9 cartilagens unidas por vários ligamentos e membranas, sendo uma delas denominada como cartilagem tireóidea, que
possui formato de anel de sinete, está ligada à membrana cricotireóidea pelos ligamentos cricotireóideos e está fixada ao primeiro anel traqueal pelo ligamento cricotraqueal.
tem formato de uma folha, situada posteriormente ao osso hioide e anteriormente ao ádito da laringe e funciona como opérculo protetor das vias aéreas inferiores durante movimento de deglutição.
possui a forma de uma pirâmide triangular, articulando- se com a borda superior da lâmina cricóidea através de uma articulação do tipo sinovial condilar, e o ápice está fixado à prega ariepiglótica.
é formada por 2 lâminas quadriláteras unidas anteriormente no plano mediano nos seus 2/3 inferiores, formando a proeminência laríngea descrita como mais pronunciada nos homens e mais evidente na puberdade.
tem formato de cunha, situa-se nas pregas ariepiglóticas e aproxima-se do tubérculo da epiglote quando o ádito da laringe é fechado durante a deglutição.