O distúrbio do espectro da neuropatia auditiva (DENA) se caracteriza por emissões otoacústicas normais, potencial evocado auditivo de tronco encefálico alterado e microfonismo coclear.
A esse respeito, é correto afirmar que
a mudança do termo neuropatia auditiva para DENA se deve ao fato de que essa patologia auditiva pode variar desde a dessincronia auditiva até a neuropatia do nervo auditivo, de acordo com os achados da avaliação audiológica e dos exames de potencial evocado auditivo de tronco encefálico.
no DENA, a assincronia com aumento do input neural durante a transmissão do estímulo auditivo comprometerá a percepção de fala.
o DENA é caracterizado pelo bom funcionamento e integridade de células ciliadas internas e alteração de células ciliadas externas.
no DENA, há um deficit na discriminação de fala, levando a uma alteração de processamento auditivo, mas o potencial evocado auditivo de tronco encefálico, os limiares auditivos e as emissões otoacústicas se encontram sem alterações.
as alterações no DENA ocorrem exclusivamente nas células ciliadas internas, havendo preservação do nervo auditivo em qualquer fase do desenvolvimento humano, o que viabiliza o tratamento formal do processamento auditivo ou uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI).