

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considerando a divisão territorial de Pernambuco por municípios e observando o quadro a seguir sobre taxa de alfabetização por mesorregião, assinale a alternativa CORRETA.
Tabela 1383 - Taxa de alfabetização das pessoas de 10 anos ou mais de idade por sexo | ||
Variável = Taxa de alfabetização das pessoas de 10 anos ou mais idade (Percentual) | ||
Ano = 2010 | ||
Mesorregião Geográfica | Sexo | |
Sertão Pernambuco - PE | total | 76,7 |
Homens | 73,6 | |
Mulheres | 79,6 | |
São Francisco Pernambuco - PE | total | 84,3 |
Homens | 82,5 | |
Mulheres | 86,1 | |
Agreste Pernambuco - PE | total | 75,1 |
Homens | 72,5 | |
Mulheres | 77,5 | |
Mata Pernambucana - PE | total | 77,4 |
Homens | 75,7 | |
Mulheres | 79,0 | |
Metropolitana de Recife - PE | total | 91,5 |
Homens | 91,8 | |
Mulheres | 91,3 | |
Fonte: IBGE – Censo Demográfico
Na Mesorregião do Agreste, as mulheres apresentam taxa de alfabetização superior em relação às mulheres da Mata Pernambucana, especialmente a população no Município de Arcoverde.
Nas Mesorregiões Metropolitana do Recife e do São Francisco, o número de mulheres analfabetas é menor em relação à taxa das demais Mesorregiões do estado. Como exemplo, têm-se os Municípios de Recife e Petrolina, respectivamente.
Excetuando-se a Mesorregião Metropolitana do Recife, a Mata Pernambucana é a que possui o percentual mais elevado de mulheres alfabetizadas, com destaque para os Municípios de Carpina e Palmares.
Em todas as Mesorregiões de Pernambuco, o total de pessoas alfabetizadas acima dos 10 anos de idade é superior aos 80%, sobretudo nos Municípios de Recife, Caruaru e Petrolina.
Nas Mesorregiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco, o número total de pessoas analfabetas é menor em relação às demais Mesorregiões, em especial nos municípios de Caruaru e Arcoverde.