O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Além disso, também é regionalizado em três macrorregiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia com características distintas devido a vários fatores. Assinale a alternativa incorreta.
A região Centro-sul é a mais desenvolvida economicamente, com relevantes indicadores sociais nos aspectos educacionais, sendo responsável por maior parte da renda nacional. Apresenta elevado grau de industrialização, malha urbana complexa, setor terciário e infraestrutura de transportes superior às demais regiões.
A macrorregião da Amazônia possui atividade industrial menos desenvolvida, com insuficiência nos serviços sociais, baixo acesso à educação, saúde, segurança, emprego e transportes. Pode-se afirmar que o estado do Pará é uma exceção a esse quadro, em vista da maior atuação estatal com adoção de políticas públicas e serviços eficientes, bem como aprimoramento da infraestrutura, como ocorre na região de Santarém e Marabá.
A macrorregião econômica do Nordeste é composta por todos os estados nordestinos, além de aderir uma porção do norte de Minas Gerais. É uma região marcada por grande desigualdade social, possuindo microrregiões economicamente elevadas na faixa litorânea, com predomínio da atividade agrícola na restante de região.
O setor agrícola da região sul, menor das cinco regiões brasileiras, é bastante desenvolvido e está voltado em sua maioria a produção de alimentos como: soja, algodão, trigo, arroz, com grande volume de exportação de grãos.
A economia da região Centro-Oeste, única não banhada pelo mar, tem como principal fator a agricultura e a pecuária, embora também encontre destaque algumas grandes indústrias de alimentos, mecânica, química e têxtil, principalmente em Campo Grande, Goiânia e Cuiabá.