Imagem de fundo

No livro “Armes, germes e aço”, Jared Diamond discute a...

No livro “Armes, germes e aço”, Jared Diamond discute a importância dos fatores ambientais e geográficos na construção das sociedades humanas nos últimos 13 mil anos. Um exemplo citado pelo autor é a diferença entre as extensões e formas dos continentes (veja na figura), a qual teria afetado o ritmo da expansão da agricultura e da pecuária, e, possivelmente, também da disseminação da escrita, da roda e de outras invenções.

Imagem associada para resolução da questão

Com base nessa premissa e nos conhecimentos sobre a geografia dos continentes, pode-se indicar como exemplo de barreira geográfica a essas expansões e disseminações


A

a presença do canal do Panamá, na América Central, que inibiu a travessia do istmo de mesmo nome, atrasando o processo de conquista da parte sul do continente americano por populações oriundas da América do Norte.


B

a ocorrência de tipos climáticos diferentes entre a península europeia e a região do Crescente Fértil, no Oriente Médio, que atrasou consideravelmente a disseminação dos cultivos e animais domesticados.


C

a ausência de água potável na região da península arábica, o que dificultou a travessia e o estabelecimento de populações vindas da África, em direção ao sul e ao leste do continente asiático.


D

a existência de áreas desérticas no norte e condições tropicais no centro do continente africano, que inviabilizaram a expansão do cultivo de alimentos de climas frios ou temperados, como o trigo, para o sul.