

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contradição da globalização em termos de suas dimensões e de seu alcance, aflorando com mais ênfase a dissociação entre sua efetivação material (especialmente em termos tecnoecológicos), seu reconhecimento no campo da cultura (com a ausência ou dificuldade de um consenso simbólico-cultural mais amplo) e sua necessidade (mas também ausência) no nível jurídico-político. Trata-se de uma verdadeira encruzilhada, em que são gestadas novas alternativas, entrelaçando alguns dilemas básicos, tais como:
I – a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global; II – o jogo entre o revigorar de identificações culturais fragmentadoras e; III – as disputas políticas entre Estados nações.
I – a problemática social, especialmente a migração de pessoas; II – o jogo entre o revigorar de identificações culturais fragmentadoras e; III – as disputas políticas entre EUA e China.
I – a problemática econômica, especialmente a especulação financeira; II – o jogo entre o revigorar de identificações sociais homogêneas e; III – as disputas políticas entre EUA e China.
I – a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global; II – o jogo entre o revigorar de identificações sociais homogêneas e; III – as disputas políticas entre EUA e China.
I – a problemática econômica, especialmente a especulação financeira; II – o jogo entre o revigorar de identificações sociais homogêneas e; III – as disputas políticas entre Estados nações.