No século XIX e início do século XX, o Brasil recebeu milhões de imigrantes oriundos de diversos países do mundo, destacando-se Portugal, Itália, Espanha, Alemanha e Japão. No final do século XX, devido a questões econômicas, milhares de brasileiros deixaram o país com destino aos Estados Unidos, Paraguai, Japão, França, Portugal, entre outros. Porém, outro tipo de migração sempre ocorreu no país ao longo de sua história: a migração inter-regional. Todos os anos, milhares de brasileiros deixam seu estado de origem em busca de novas oportunidades. Boa parte desses imigrantes retorna à sua região de origem, caracterizando a dinâmica migratória do país. Observe o gráfico a seguir.
Imigrantes e emigrantes no Brasil em 2010
Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
Analisando-se os dados fornecidos no gráfico, pode-se concluir que:
a região Sudeste é a que mais cresce em população, pois tem o maior saldo migratório do país.
o Sul do Brasil continua se caracterizando como uma região de emigração.
a região Centro-Oeste é a região do país que mais retém o imigrante.
o Norte se destaca, em função da fronteira agrícola e da mineração, como a região que mais retém o imigrante oriundo de outras regiões.
a região Nordeste, que no passado se destacava pela migração de milhares de pessoas para o Norte e o Sudeste, na atualidade é a região que se encontra em maior equilíbrio entre a entrada e a saída de migrantes.