

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.



Na América Latina, o grupo guerrilheiro mais representativo ainda em atuação são as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que lutam contra o Estado colombiano pelo controle de parte de seu território. Fundada em 1964 por Manuel Marulanda, no início era uma guerrilha rural de inspiração revolucionária que lutava contra as injustiças sociais.
Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira. São Paulo: Scipione, 2010.
Com base nas figuras e no texto, assinale a alternativa correta.
Como o texto e as figuras permitem inferir, o ETA, que age na Espanha, teve, como fator motivador de sua fundação, as mesmas causas que geraram o surgimento das FARC.
Na Irlanda do Norte, atua o grupo IRA, que, a exemplo das FARC, também teve, em sua essência, motivação de inspiração marxista, buscando, basicamente, implantar o socialismo no país em que atua.
Apesar de as FARC agirem em um país limítrofe com o Brasil, não há evidências de que aquele grupo tenha atuado ou interferido no território brasileiro.
O governo colombiano tem adotado política de convivência pacífica com as FARC, o que vem arrefecendo a intensidade dos conflitos armados entre aquele grupo e o exército regular do país.
Durante o governo de George W. Bush, os Estados Unidos intensificaram seu apoio econômico e militar à Colômbia, visando restringir a atuação de traficantes de cocaína que exportam a droga para o mercado norte-americano.