

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
APESAR DA SEQUÊNCIA DE GRANDES TERREMOTOS, ESPECIALISTAS GARANTEM: O MUNDO NÃO ESTÁ ACABANDO
Em menos de três meses, 44 terremotos com magnitude superiores a 6 graus na escala Richter chacoalharam o planeta, segundo registros do centro nacional norte-americano de pesquisa geológica (USGS). A estimativa é que, ao todo, os tremores tenham causado esse ano mais de 223 mil mortes - o que já faz de 2010 o segundo pior ano da década em número de vítimas relacionadas a tremores. Apesar disso, os especialistas garantem: o mundo não está acabando.
Mapa da USGS localiza os terremotos acima de 4 graus na escala Richter dos últimos oito dias

Disponível em: as-garraatmmoommmuunddo-nao-estaaacabanndo sar-da-sequencia-de-grandes-terremotos-especialistas-garantem-o-mundo-nao-esta-acabando/ (Fragmento)
Terremoto é um tipo de tremor abrupto e intenso que ocorre na superfície terrestre graças a fenômenos geológicos que ocorrem na litosfera. As suas consequências, para o ser humano, podem ser severas, acarretando a destruição de cidades e paisagens naturais, além de provocar sérias catástrofes. A ocorrência dos terremotos está diretamente relacionada (o):
À atuação dos agentes exógenos que agem de maneira intensa na modelagem da superfície terrestre.
Às zonas de estabilidade tectônica caracterizadas pela presença de abalos sísmicos e tsunamis.
Às bacias sedimentares, formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas.
Ao movimento das placas tectônicas e, mais especificamente, ao falhamento ou falha geológica.
Aos escudos cristalinos, terrenos geológicos formados na era Pré-Cambriana e do início da era Paleozoica.